quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eu tenho uma varanda pequena, mas tenho!

Com o friozinho do inverno, nada como ter uma varanda para sentar e se aquecer ao sol. Claro que gostaria, como a maioria, de ter uma super-hiper-mega-blaster varanda gourmet para chamar os amigos. Mas minha varanda é petit. Entretanto não dá para negar que ela faz toda a diferença. Ainda estou no processo de transformação e enquanto busco as referências para a minha, seguem algumas idéias e dicas interessantes, para você que, como eu, ama sua varanda cafofo.
  1. Use sua varanda com carinho. Ela não pode ser encarada como um quartinho de bugigangas e sim como mais um cômodo que merece tanto respeito e dedicação quanto os demais.
  2. Por regra do condomínio, não posso modificar o piso de ardósia verde horroroso da minha varanda. A solução foi comprar mini-decks de madeira para cobri-lo. Tive que mandar cortar alguns para dar o tamanho certo. Mas você também pode preencher os espaços vazios com pedriscos ou seixos. Super-zen.
  3. Se houver espaço, compre móveis adequados para espaços abertos. Atenção com o excesso. Opte por móveis menores e que caibam no espaço que você tem. Uma cadeira ou poltrona e uma mesinha de apoio talvez sejam tudo o que vc precisa. Caso contrário, sua varanda vai ficar tão cheia e sem espaço de circulação que não será possível nem entrar na dita cuja.
  4. Paisagismo. Olha só, não é que eu não gosto de plantas. O problema é que não sei e não curto cuidar delas. Além disso, a Conchitta e a Franccesca (minhas gatas) comem e destroem todo tipo de planta que tento criar. Mas entendo que um cantinho com plantas seja fundamental na varanda, então terei que investir um pouquinho nisso também. Uma alternativa é optar por ervas e temperos. E, se não há espaço no chão para vasos e cachepôs, opte pelas paredes. Podem ser prateleiras ou decks de madeira para pendurar os vasinhos.
  5. A maioria dos condomínios não permite que as cores das varandas sejam modificadas para não afetar a fachada dos edifícios. Mããããsss, se como a minha, sua varanda tiver uma parede que fica voltada para dentro do apê, aí dá para mudar pelo menos essa. Invista em tons mais quentes como vermelho, terra cota, alaranjados.
  6. Os acessórios vão complementar a paisagem. Pedra, madeira, ferro , cerâmica e outros materiais rústicos são bem apropriados. Aposte também nos tecidos. Só não esqueça de que todos esses acessórios estarão sujeitos ao clima.
  7. Iluminação também é importante. No meu prédio, não posso trocar o acabamento do teto (madeira) ou o tipo de iluminação (embutida... eca!). Para complementar, use velas e luminárias que possam ficar no chão ou na mesinha de apoio. 

Adorei as lâmpadas em cordão e o felino, é claro! Fonte: www.shelterness.com
Itens de Madeira ou pedra são super adequados. Fonte: www.shelterness.com
Pedras, madeira e faixa de grama. Não gosto da fonte de água, 
mas ela ajuda a dar o toque zen. Já imagino a Conchitta 
tomando água da bica. Fonte: www.shelterness.com

Pequena, simples e fofa. Amei a esteira como tapete. Fonte: www.shelterness.com
Mini deck de madeira com pedriscos. Eu colocaria mais deck e menos pedras, para facilitar a limpeza e manutenção. Lembre-se de cobrir o ralo com uma rede para os pedriscos pequenos não entupirem o ralo. Fonte: revistacasaejardim.globo.com
Olha aí váááárias dicas juntas: aparador de tamanho adequado, banco estreito, plantinhas e velas. Perfeito! Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Passada a sessão “ahhh... que lindo... que sonho!” dá uma olhada nas duas dicas práticas abaixo:

The Hanging Balcony Table (Mesa de Varanda para Pendurar)

Não sei se existe no Brasil, mas talvez alguém consiga adaptar e desenvolver uma por aqui. Fonte: http://www.dealsdirect.com.au/p/hanging-balcony-table-70-30cm/

Balcony Grill (Mini-churrasqueira de varanda)

Sensacionaaaalll!!! Para as que sonham com uma varanda gourmet! Bem uó, né. Mas que resolve, resolve.Fonte: freshome.com
 Aproveite. E se tiver mais dicas, pode mandar!!!

2 comentários:

Adriana disse...

Adorei as dicas! Já vi minha pequena varanda com outros olhos.

Ana Carla disse...

Lu
Não tinha visto o tem post! Ficou show vou linkar ele no blog :)
bjo